Olá a todos!
Hoje, temos o nosso décimo segundo artigo da série de artigos que trarão para vocês questões das provas do ENEM do ano de 2012 até 2018. Vamos começar com questões do último ano até chegar às questões de 2012.
Ao todo serão 45 artigos que sendo publicados de 3 em 3 dias.
Então, sem mais delongas vamos aos comentários da questão do ENEM.
Boa leitura.
Prof. Adinoél Sebastião
@adinoel.sebastiao / www.adinoel.com / adinoel.sebastiao@gmail.com
PROVA ENEM 2016/2 – QUESTÃO 92 – TRADUÇÃO LIVRE DO TEXTO
Desde Nápoles até Johannesburgo, desde Buenos
Aires até Barcelona, os atos de xenofobia e racismo
indicam que nos encontramos ante um fenômeno global.
Definida pela Real Academia da Língua como o
“ódio, repugnância e hostilidade aos estrangeiros”, a
xenofobia vai de mãos dadas com os fluxos migratórios por
razões econômicas ou ambientais, e com o deslocamento
forçado provocado pelos conflitos armados internos e
pelas guerras. O outro, o que veste, fala e tem outra cultura e
uma religião diferente é visto com suspeita, desconfiança
e temor nos países do chamado primeiro mundo. Os
políticos de direita e os grandes meios “exaltam o
próprio e denigrem o alheio” contribuindo a criar um clima
de medo e ódio até o estranho e desconhecido.
PROVA ENEM 2016/2 – QUESTÃO 92 – COMENTÁRIOS
A questão pergunta qual é a função que tem a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura de políticos de direita e de grandes meios de comunicação.
Vejam o que diz o último período do texto em relação aos políticos de direita e aos grandes meios de comunicação:
“Los políticos de derecha y los grandes medios “ensalzan lo propio y denigren lo ajeno” contribuyendo a crear un clima de miedo y odio hacia el extraño y desconocido.”
Agora, vamos olhar o que diz cada alternativa.
A alternativa A afirma que a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura de políticos de direita e de grandes meios de comunicação tem a função de denunciar as práticas que encobrem as diferenças. Essa afirmação não aparece no último período do texto.
A alternativa B afirma que a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura de políticos de direita e de grandes meios de comunicação tem a função de tornar públicas as razões econômicas da xenofobia. Essa afirmação não aparece no último período do texto. Lá, não se fala nada sobre razões econômicas.
A alternativa C afirma que a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura de políticos de direita e de grandes meios de comunicação tem a função de criticar aqueles que favorecem a aparição do medo. Isso está correto. O texto está criticando a postura dos políticos de direita e criticando os grandes meios de comunicação quando estes exaltam o próprio e o denigrem o alheio. Segundo o texto, isso contribui para criar um clima de medo e ódio em direção ao estranho e ao desconhecido.
A alternativa D afirma que a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura de políticos de direita e de grandes meios de comunicação tem a função de reclamar das atitudes tomadas pelos países desenvolvidos. Essa informação não consta do último período do texto.
A alternativa E afirma que a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura de políticos de direita e de grandes meios de comunicação tem a função de apontar as causas que determinam os fluxos migratórios. Isso não está dito no último período do texto.
A alternativa correta é a letra C.