A notícia de inclusão de língua estrangeira no concurso da PRF pegou muita gente de surpresa. Muitos candidatos ficaram desesperados.
Calma! Não é preciso desespero. A mudança foi para todos, ou seja, todos estão em pé de igualdade em língua estrangeira.
Neste artigo vou responder as principais perguntas que me enviaram e indicar como estudar espanhol para a PRF.
Vamos começar pelas respostas:
1. Não é preciso falar espanhol para fazer a prova.
2. Não é preciso confirmar (com diploma) se conhece a língua espanhola.
3. Não haverá entrevista em espanhol. Portanto, vocês não falarão espanhol em nenhum momento do certame.
4. O candidato poderá optar (no momento da inscrição) entre espanhol ou inglês. Optando por espanhol, o candidato responderá somente a prova de espanhol.
5. Cobram mais questões/itens de interpretação de textos. Não é exigido conhecimentos profundos de gramática.
6. Não há cobrança específica de falsos cognatos (falsos amigos) e eles raramente aparecem nos textos das provas.
Agora, como estudar?
O tempo é curto até a provável data da prova. Portanto, nada de querer entrar no mundo da gramática da língua espanhola. Aprendam o básico para entender os textos. Façam bastante leitura e tradução. Quanto mais rápido entenderem os textos, mais rápido farão as provas.
No link abaixo, vocês encontrarão aula demonstrativa na qual comento sobre como estudar língua espanhola e ensino ferramentas para leitura e tradução de textos. Essa aula dará a vocês um ótimo suporte para quem está iniciando os estudos.
Aula demonstrativa de língua espanhol – Prof. Adinoél Dyno
Para finalizar, recomendamos que estudem espanhol um pouquinho por dia, mas todos os dias até a data da prova. Na medida do possível, postaremos aqui textos para treinamento de leitura e tradução.
Boa sorte.
Prof. Adinoél Sebastião